Um erro no prontuário eletrônico do Hospital Regional da Asa Norte gerou confusão no atendimento de uma paciente com câncer no Hospital Universitário de Brasília. Há seis meses, a empregada doméstica Maria Geocina Coelho, de 42 anos, foi operada de um câncer no estômago no Hospital Regional da Asa Norte(Hran). Depois disso, foi tratada apenas com dipirona em casa. Na quarta-feira, a doméstica sentiu fortes dores no abdômen e procurou atendimento no Hran, mas recebeu a notícia de que não poderia ser atendida porque estava como morta no prontuário do hospital. Foram 14 horas de espera para que um atendente corrigisse o erro. A paciente recebeu uma dose de morfina para aliviar a dor e foi mandada de volta para casa.
Nesta sexta-feira, dona Maria Geocina voltou a sentir dores muito fortes e procurou atendimento especializado no Hospital Universitário de Brasília (HUB), mas teve o atendimento negado. Segundo o diretor adjunto do hospital, Antônio Rodrigues, os pacientes precisam de encaminhamento para serem atendidos no Centro de Alta Complexidade em Oncologia do HUB.
Dona Maria Geocina foi transferida para o Hospital de Base em uma ambulância para realizar os exames necessários e então, se possível, ter o atendimento no Centro de Alta Complexidade em Oncologia do HUB. A repórter tentou um contato com a Secretaria de Saúde para apurar o erro no prontuário do Hospital Regional da Asa Norte, mas não obteve resposta.
Colaborou a jornalista Beatriz Evaristo
sexta-feira, julho 08, 2011
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